domingo, 11 de janeiro de 2009

Meu relato JASC 2008

Olá gente amigos e companheiros.

Recebi na manhã de hoje um e-mail do Assessor de imprensa da FMD Blumenau Giovani Vitória que me fez relembrar muito o fato da enchente ocorrida em 22/11 onde estávamos presente na cidade de Timbó, Indaial e Rio dos Cedros, no e-mail ele me mando o link do seu blog http://giovani-vitoria.blogspot.com/ ele relata um pouco do fato que ele passou tentando ir a Blumenau. Eu vou relatar um pouco aqui sobre o que eu vi naquele fim di nas cidades Sedes dos Jasc.

O começo na chegada a Pomerode juntamente com meus colegas de imprensa no dia da abertura dos JASC, fomos a CCÓ central na cidade de Pomerode, uma garoa fina e umas pancadas leves de chuva que foi o resultado para que abertura fosse transferida para o ginásio local de Rio dos Cedros,acanhado mas abertura foi feita,debaixo de muita chuva mas foi um espetáculo,na volta para cidade de Timbó via Pomerode muitas lamina de água na pista,e na chegada ao hotel,cada um para seus quartos,a chuva deu uma trégua,podemos dar uma saída a noite na cidade,já no Sexta pela manha um tempo feio,fomos até o clube de tiro de Pomerode aonde o acesso era de cascalho ruim para chegar,mas a chuva começou,fomos,indo,saindo de lá fomos para o almoço ao encontro da delegação de Concórdia no bairro Tirolês,numa escola fantástica.

E a tarde seguimos em busca de competições, ai o sol se abriu e Concórdia enfim ganha sua medalha na natação o espelho d'agua refletia o calor tava infernal,e a noite após jantar no belíssimo centro de eventos de Timbó,saímos para conversar,com os amigos e fomos ao um bar,o telão ao fundo passava o clipe da banda Roupa Nova,e nós tirando um pouco sarro do nosso colega de imprensa "GUGU"que era parecido com o vocalista da banda.

Voltamos de Táxi, chuva caia intensamente, parecia que deus nos reservava surpresas para Sábado, aonde tínhamos diversas competições. O judô por ex ganhador de medalhas no individual e a estréia do handebol feminino em Indaial, o rio lá naquela cidade parecia que ia subir a qualquer momento, eu no ginásio fazendo cobertura do handebol, fiz um flash pra rádio Aliança, o barulho da chuva que caia nos zincos é infernal.

No Sábado à noite viemos e Rios dos Cedros com delegaçao do volei feminino de Concórdia até o alojamento la jantam e vieram para o nosso hotel, e lá já começamos a nos interar do assunto, rádios ja davam à notícia que alguns pontos de alagamentos ja estavam ocorrendo, nos fomos para o jantar em Timbó na noite ainda com a van de Blumenau e parte do estacionamento do centro de eventos tomado pelas águas. Eu sozinho no hotel plena madrugada, ouvia o repórter da rádio cidade de Brusque monitorando a cada momento o rio de Timbó, o que me dava aflição.

Domingo pela manhã no café pânico, medo, pelo que tinha acontecido em Timbó, sai percorrendo ruas e vimos acessos alagados famílias retirando moveis, te uma lá do hospital foi tomado pela água. Ao meio dia o jasc estava mantido, mas competições transferidas ficamos no hotel, dia todo, já no jantar a noite, uma surpresa na CCÓ, coordenadora regional da fesporte Virginia Doer, disse "que bom ve-los recebo agora decreto do governador que o JASC estão oficialmente cancelados"um choque,sem saber o que dizer como entender tudo isso,mas fomos ao restaurante e repassamos,aos d+ colegas,principalmente do oeste,mas na tarde ainda no hotel repórter e cinegrafista da rbs tentaram ir a Blumenau para levar as imagens mas não conseguiram,fizeram uma imagem no celular,assustador,cidade toda submersa barreiras caídas,de dar medo ai já estava o prenúncio que não tinha mais espírito esportivo para continuar.

Na segunda - feira a volta um pouco desolados,mas felizes por estar tudo bem voltamos para casa san e salvos e com o dever cumpridos que fizemos o nosso melhor e deixamos a solidariedade as vítimas das cidades atingidas e a promessa de um dia poder voltar as 4 cidade que foram tão acolhedoras conosco,e quem sabe não reviver essa paixão chamada JOGOS ABERTOS DE SANTA CATARINA!